Cartas de Gestão #39

Sua fazenda merece mais. Não renove suas desculpas.

25 de dezembro de 2020
______
Este texto foi, originalmente, enviado no e-mail de nossos leitores na newsletter Cartas de Gestão, que enviamos semanalmente com textos e conteúdos sobre gestão de fazendas.

Para receber em primeira mão os próximos textos e demais conteúdos sobre gestão rural, cadastre seu e-mail abaixo.
SUA FAZENDA MERECE MAIS. NÃO RENOVE SUAS DESCULPAS.
Antes de iniciar o texto, gostaria de desejar a todos um Natal de muita felicidade, mas sobretudo de muita paz. Este foi um ano longo e pesado em diversos sentidos, em que enfrentamos desafios bem diferentes dos habituais.

Espero que para você tenha sido também um ano de muito aprendizado, assim como foi para mim.

Aproveite com sua família. No fim do dia isso está acima de qualquer lucro e é realmente o que importa.

Agora, como este é o último texto de 2020, gostaria de passar uma mensagem muito importante. Apesar do título se parecer com aquelas mensagens clichês de final de ano, meu objetivo não é esse. Espero conseguir transmitir algumas coisas que acredito serem de muito valor para que você possa fazer a diferença nos anos que virão pela frente.

Todo final de ano nós sempre fazemos diversos tipos de planos para o ano seguinte. Mas quantos desses nós de fato colocamos em prática?

Isso é algo natural. Uma empolgação inicial e depois o ímpeto vai se normalizando até que voltamos para a nossa rotina padrão.

Só que eu gostaria muito que você fizesse diferente neste ano de 2021. Gostaria muito que 2021 fosse o primeiro dos vários anos bons na sua fazenda. Gostaria muito que você iniciasse em 2021 uma trajetória de lucros crescentes na sua empresa rural.

Mas isso depende muito mais de você. Eu arrisco dizer que depende única e exclusivamente de você.

Sim! Isso mesmo. Não depende de mercado, não depende de preços, não depende relação comercial EUA x China, não depende de governo, não depende de clima e não depende de nenhuma outra coisa que não seja você e o que você faz diante de cada situação.

Todos estes fatores que mencionamos são fatores externos, que você não possui nenhum controle. Você tem que estar pronto para o que vier.

E sendo bem honesto com você, MUITOS produtores rurais usam esses fatores como desculpas. É uma tentativa de justificar algum baixo desempenho. Mas já somos adultos e a mais pura verdade é que você, como gestor, é o único responsável pelos resultados da sua fazenda.

E eu gostaria que você NÃO renovasse essas desculpas. Gostaria que você iniciasse 2021 mais do que com o pé direito, gostaria que você iniciasse metendo o pé na porta!

Não adianta querer resultados diferentes e repetir as mesmas coisas que foram feitas antes. Resultados diferentes só são atingidos quando fazemos coisas diferentes.

Resultados acima da média só são alcançados quando fazemos mais do que a média ou quando trabalhamos melhor do que a média. Não há segredo nisso.

Portanto, incorpore isso internamente. É você que pode e vai determinar os resultados da sua fazenda.

Eu gostaria muito de poder te ajudar nisso. Gostaria mesmo! De coração.

Mas a verdade é que o meu alcance para te ajudar é limitado. Nem eu nem ninguém poderá fazer as coisas por você.

Eu poderia te passar aqui uma fórmula mágica (se existisse coisas desse tipo) para você lucrar 10x mais com a sua fazenda. E mesmo assim, isso seria inútil se você não estiver comprometido e focado no que você precisa fazer.

No fundo, o que vai fazer toda a diferença é você, o seu comprometimento e a sua postura para gerenciar sua fazenda da maneira mais profissional possível.

Essa é a mensagem mais importante que precisa ser entendida. Simples e clara.

Desejo a você e a sua família muita prosperidade, muita garra, determinação e sabedoria para 2021 e todos os outros anos que virão.

Continuaremos aqui procurando te ajudar e te orientar de alguma forma. Um ótimo final de ano e boas festas!

Autor
Gabriel H. Lima
Eng. agrônomo e fundador da Maja Consultoria

Imagem