Cartas de Gestão Rural #64

Os bons e os maus investimentos na fazenda

09 de julho de 2020
______
Indo direto ao ponto: o que difere um bom investimento de um mau investimento na fazenda?

É o retorno?

É o tempo de retorno?

É melhor um investimento com retorno mais rápido mas pequeno ou um investimento de maior retorno mas mais demorado?

E quanto ao risco? Como ele se encaixa nessa análise?

O que eu posso dizer para tentar diferenciar um mau investimento de um bom investimento na fazenda é se ele vai ou não gerar valor para o negócio.

Eu sei.

Gerar valor é algo muito amplo e nada fácil de ser compreendido. Mas tentaremos desmistificar isso ao longo desse texto de modo que no final, você possa entender o que vai diferenciar os bons investimentos dos ruins.

Primeiro: toda decisão de investimento deve passar por uma análise de viabilidade e atratividade ANTES da decisão ser, de fato, tomada.

Se você realizou um investimento na fazenda sem (no mínimo) calcular e analisar o VPL, TIR, Payback descontado e Índice de Lucratividade, este já se mostra como um investimento ruim, porque, na prática, foi um tiro no escuro.

Mas ok, vamos supor que toda a análise tenha sido realizada de maneira adequada e o investimento se mostrou viável e atrativo.

Isso, por si só, é um indicativo de que vai haver geração de valor na fazenda. O VPL (Valor Presente Líquido) no fundo tem a função de nos mostrar isso.

Porém, eu gostaria de ressaltar algo bastante pertinente.

Se você pegar para estudar os livros de finanças corporativas e administração financeira, é bem provável que você encontre algo no seguinte sentido: o objetivo da gestão deve ser o aumento da lucratividade da fazenda ou a redução do risco.

Neste ponto temos um problema de oposição entre os objetivos. Na maioria das vezes, para você aumentar lucratividade você vai precisar afrouxar o controle de risco. E para reduzir risco você vai precisar abrir mão de lucratividade.

Não dá pra ter tudo nesse mundo.

A síntese dessa problemática é feita, justamente, pelo termo geração de valor. Ou seja, o objetivo da gestão passa a ser gerar valor. E isso inclui tanto o aumento da lucratividade quanto a redução de riscos.

O que eu quero dizer com isso?

Quero dizer que é possível que exista algum investimento na fazenda que seja BOM mesmo apresentando indicadores de viabilidade com valores pouco atrativos.

Imagine duas possibilidades de investimentos na fazenda: o investimento A e o investimento B.

O Investimento A apresentou os seguintes indicadores de viabilidade:
___VPL = R$ 49 mil
___TIR = 17,2%
___Payback descontado = 3,5 anos
___Índice de Lucratividade = 1,9

Já o investimento B apresentou os seguintes números para os mesmos indicadores:
___VPL = R$ 22 mil
___TIR = 9,8%
___Payback descontado = 3 anos
___Índice de lucratividade = 1,38

Em uma análise direta, não teríamos muito o que escolher. O investimento A se mostra mais viável e atrativo.

Porém, é importante considerar como cada investimento desse vai se encaixar no momento atual da fazenda.

Caso o investimento B representassem algo mais estratégico para a fazenda, pode ser que a sua escolha fosse mais interessante sobre a ótica da geração de valor.

Imagine que o seu time do coração conseguisse contratar o Messi e o Cristiano Ronaldo para a próxima temporada, mas o sistema defensivo ainda estivesse uma lástima.

Agora imagine que o seu time ainda tenha dinheiro suficiente para contratar o Neymar OU o Chiellini e o Bonucci (dupla de zaga atual da seleção italiana).

Pode até ser que em termos de indicadores de viabilidade, o investimento no Neymar se mostre mais viável (mais vendas de camisas, patrocínios com imagens, etc.), mas do ponto de vista estrutural para o crescimento do time, conquistar campeonatos e na geração de valor, a contratação da dupla de zaga pode fazer mais sentido, pois é o que trará mais equilíbrio para o time.

O momento atual da equipe demanda mais investimentos na defesa do que mais poderio ofensivo.

A lógica é a mesma para a sua fazenda.

Um investimento BOM é aquele que vai gerar valor. E o investimento que vai gerar valor é aquele que:

1) Demonstra viabilidade nos indicadores e uma atratividade mínima;

2) Se encaixa melhor no atual momento da fazenda;

Pense nisso sempre que estiver tomando alguma decisão sobre investimentos na sua propriedade.

Um grande abraço,
Gabriel H. Lima

Receba vídeos, textos, aulas e outros materiais sobre gestão de fazendas.