Cartas de Gestão Rural #63

O que os custos da sua fazenda dizem sobre você?

02 de julho de 2020
______
As empresas refletem muito da personalidade de seus donos.

Assim também é para as fazendas, afinal de contas, fazendas se incluem dentro do grupo empresas.

E isso pode tanto ser uma vantagem quanto ou desvantagem é claro. Nós como seres humanos estamos fadados a sermos seres falhos. Uma mistura de qualidades e defeitos, pontos fortes e pontos fracos.

Talvez daí surja a grande vantagem de possuir uma diversidade de pensamento. O livro que estou lendo agora, Ideias Rebeldes, de Matthew Syed, trata justamente sobre isso.

Em termos individuais, é mais vantajoso reunir os maiores especialistas em um determinado assunto para tratar sobre esse assunto. Porém, acaba havendo uma cegueira coletiva.

Em um dos experimentos realizados, reuniram dois grupos, um com pessoas muito diversas, de várias raças, gêneros, etnias e tudo mais. E no outro um grupo bem homogêneo. E entregaram aos dois grupos as mesmas situações problemas para que eles resolvessem.

O grupo homogêneo relatou que teve muito mais facilidade para resolver os problemas, com menos discussões e maiores certezas de que estavam acertando nas soluções. Já o grupo heterogêneo relatou que foi complicadíssimo resolver os problemas, que não havia consenso sobre as soluções e que não tinham nenhuma certeza sobre a solução dar certo ou não.

Os resultados? A taxa de acerto do grupo heterogêneo foi altamente superior e o grupo homogêneo teve uma taxa de erro elevada.

Quanto mais certeza você tem sobre uma determinada coisa, maiores as chances de que você não está entendendo nada sobre o assunto.

Mas enfim, com todas as suas qualidades e defeitos, o que a sua fazenda poderia nos contar sobre você?

Mais precisamente, o que os custos da sua propriedade podem contar sobre você?

Pode parecer esquisito, mas é possível notar certas características do proprietário somente olhando para a matriz de gastos da fazenda.

Podemos perceber organização ou desorganização, apetite ou aversão a risco, cuidado (zelo) ou desleixo e até mesmo tristeza ou felicidade é possível perceber, pois segundo alguns estudos, quando estamos em um estado maior de felicidade tendemos a ser mais "mão-aberta".

Portanto, é bem provável que a sua fazenda esteja refletindo um pouco sobre as suas características. Não somente nos custos, mas em todas as áreas. E isso não é nenhum problema por si só.

Porém, precisamos ter consciência dos nossos pontos fracos para que possamos dar uma atenção adequada à eles de modo que a fazenda como um todo melhore.

Por exemplo, caso você seja uma pessoa desorganizada. É possível que as contas da sua fazenda não esteja bem organizadas também, não estejam classificadas e, talvez, você deixe escapar alguma anotação e isso gera um furo nas contas depois.

Sabendo disso, procure trabalhar essa falha de alguma maneira. Use aplicativos no celular para te lembrar de anotar, procure formas de organizar as contas fazendo uma classificação. Dedique tempo para fazer um trabalho que para você pode ser chato, mas que será muito importante para o seu negócio.

E de toda forma, caso não consiga, lembre-se que ter pessoas diversas ao seu redor pode ser extremamente vantajoso. Peça ajuda para algum familiar ou mesmo um funcionário para te ajudar no quesito em que você tem mais fraqueza.

Isso seria delegar por competências. Cada um faz o que faz de maneira bem feita. Os resultados da sua fazenda têm muito a ganhar com isso e, consequentemente, você também.

Mas agora me conta, qual seu ponto fraco na gestão? Quem sabe eu não posso te dar alguma dica que vá te ajudar.

Pode me responder neste mesmo email ou clicar no botão mais abaixo para me enviar uma mensagem no WhatsApp.

Um grande abraço,
Gabriel H. Lima

Receba vídeos, textos, aulas e outros materiais sobre gestão de fazendas.