Cartas de Gestão Rural #79

O que é planejamento estratégico e como aplicar na fazenda

22 de outubro de 2021
______
Você já parou para pensar sobre o que é planejamento estratégico de uma fazenda?

Parece ser algo simples quando pensamos de maneira um pouco mais rápida, mas na realidade é algo que pode ser bem complexo e extenso.

Por se tratar de algo estrutural para a fazenda, é importante que ele leve em conta fatores que irão não somente durar no longo prazo mas que irão conduzir a fazenda para onde se deseja que ela esteja neste longo prazo.

Ou seja, quando bem elaborado, o planejamento estratégico ajuda a promover o crescimento sustentável da fazenda, juntamente com a conquista de metas e satisfação de todos os envolvidos no negócio.

Ele deve funcionar como um roteiro. Mostrando onde a fazenda está hoje e em qual direção você quer que ela caminhe em busca de uma situação diferente no futuro.

Pois bem, onde a sua fazenda está hoje e onde você quer que ela chegue no futuro?

Esses são dois pontos básicos que precisam ser pensados por você. Muitos produtores não conseguem definir esses dois fatores.

E aí, sem eles, a fazenda fica sem nenhum tipo de planejamento estratégico. Não se sabe onde está e nem para onde ir.

É aquela velha situação das fazendas que estão no sistema "Produz & Vende". Ou seja, produzir e vender... produzir e vender...

Caso você nos acompanhe a mais tempo, sabe que esse tipo de situação não é a mais interessante possível, pois você limita o seu negócio, a fazenda, a um tipo de rotina muito simplista.

Na prática, existem muito mais coisas que poderiam estar sendo desenvolvidas na fazenda além de produzir e vender.

Então para tentar te ajudar a pelo menos pensar no planejamento estratégico da sua fazenda, vamos trabalhar alguns pontos.

Podemos começar pela questão patrimonial. Quanto vale a sua fazenda hoje? Em termos patrimoniais ela vale algum valor, que vão ser a soma de todos os ativos (máquinas, animais, terras, construções, etc.). Subtraindo as dívidas que ela pode possuir, você vai encontrar algo chamado Patrimônio Líquido.

Este patrimônio líquido é o seu patrimônio como proprietário do negócio. E você já pode começar a pensar no planejamento estratégico a partir daqui. Ou seja, qual o seu patrimônio hoje e qual valor você deseja chegar daqui a, digamos, 10 anos?

Depois você pode pensar sobre como se dá o envolvimento e o relacionamento de seus familiares com a fazenda. Sabemos que na maioria dos casos, fazendas se tratam de negócio familiares e, portanto, é importante cuidar dessas relações nos negócios.

Como estão divididas as tarefas? Como é feita a apuração de resultados? Como é definido os próximos passos? Quem participa das principais reuniões? Como são apresentados os resultados?

Tudo isso são questões de organização e formalização de processos para que seja possível existir uma coerência com todos os envolvidos no negócio.

Depois você também poderia pensar sobre o modelo de negócio que deseja desenvolver na fazenda. Como você gostaria que a sua fazenda fosse lembrada? Quais aspectos você sentiria orgulho se a sua fazenda fosse manchete de um jornal?

Esse tipo de questão nos ajuda a direcionar as formas de se trabalhar na fazenda, visando sempre alguma conquista de longo prazo.

Você pode perceber que os três fatores mencionados acima nos auxiliam a ter clareza sobre para onde gostaríamos que a fazenda estivesse indo.

Lembre-se: quando não há clareza sobre os fins, existe muita dificuldade nos meios.

O planejamento estratégico da fazenda é um exercício que todo proprietário deveria fazer para esclarecer onde ele quer chegar com esse negócio daqui a alguns anos. Seja em termos patrimoniais, em termos familiares ou algum outro aspecto que você julgar importante.

Não negligencie o planejamento estratégico da fazenda. Ele pode te ajudar muito ao longo de várias decisões que você, eventualmente, vai precisar tomar.

No nosso curso Gestão Profissional de Fazendas (GPF) temos uma aula onde falamos sobre essas questões com o exemplo da SLC Agrícola e como foi sendo construído o planejamento estratégico da fazenda e como ele foi evoluindo à medida que as condições mudavam.

Tire um tempinho para refletir sobre isso na sua fazenda. Dar o correto direcionamento estratégico para ela poderá te ajudar em muitas decisões futuras.

Um grande abraço,
Gabriel

Receba vídeos, textos, aulas e outros materiais sobre gestão de fazendas.