Uma das coisas que me incomodam sobre gestão de fazendas é que, aparentemente, algumas pessoas dão importância demais para o tamanho da fazenda.
Como se somente as fazendas enormes precisassem ter uma gestão eficiente ou, pior ainda, como se a gestão ficasse restrita à este grupo de fazendas. Em outras palavras, como se as fazendas menores não precisassem ou não pudessem ter uma gestão tão boa quanto qualquer outra.
Isso é uma grande besteira.
Todo negócio agropecuário deveria ser gerenciado de maneira profissional, com eficiência e com visão empresarial. Independente do seu tamanho.
Essa é um dos pilares da nossa proposta de trabalho aqui na PATRIA. Aproximar os produtores rurais brasileiros das práticas e ferramentas que os gestores profissionais utilizam em seus trabalhos.
E esta semana fiquei muito contente com algo que li sobre a SLC Agrícola.
Caso você não saiba, a SLC Agrícola é a maior companhia agropecuária brasileira. E eu sou um grande admirador do trabalho deles. E, assim como eu, acredito que você pode considerar os resultados e informações da SLC como um grande referencial a ser seguido.
E acontece que recentemente eles divulgaram uma nova iniciativa para os próximos anos: a criação do que eles chamaram de SLC Ventures. Um novo modelo de negócio voltado para inovação com participação e investimentos em Start-Ups (empresas ainda em fase inicial com grande potencial de crescimento e com predomínio de viés tecnológico).
Isso me deixou extremamente contente, pois esta é uma iniciativa que já está apresentada e ensinada no nosso curso Gestão Profissional de Fazendas (GPF) que, inclusive, iniciou hoje o seu período de inscrição para a última turma de 2020 com uma condição muito especial de oferta de Black Friday.
Mas como assim? Em um curso de gestão de fazendas, você fala sobre Start-ups?
Sim. Isso mesmo. Mas existe todo um racional por trás disso. Inclusive, a aula em que tratamos deste tema específico é a última de todo o curso. Primeiro é preciso que você compreenda todos os outros conteúdos por trás disso para chegar neste ponto.
E sim, também. Isso pode ser feito de maneira bem facilitada e com pouco capital. Com menos de mil reais já dá para adotar uma estratégia nessa linha.
Uma estratégia de gestão que os gestores profissionais da SLC Agrícola pensaram para o negócio nos próximos anos pode ser uma estratégia que você adote na gestão da sua fazenda também. Tudo ao seu alcance, independente do tamanho da sua fazenda.
Mas entenda que isso faz parte de um conjunto maior. Talvez se você olhar somente esta estratégia de maneira isolada poderia concluir que não faz sentido.
Só que quando analisamos o conjunto completo podemos começar a entender que fazendas são empresas, que deveriam ser tocadas com uma visão de longo prazo, que o principal objetivo deve ser a geração de valor para os seus proprietários, que para atingir este objetivo é preciso realizar todo um trabalho de maneira eficaz na gestão operacional e sobretudo na gestão financeira e que será preciso gerenciar riscos sempre analisando a relação de risco e retorno. E aí sim. Chegaríamos na "Estratégia das Start-Ups".
Realizar uma gestão bem feita, uma gestão profissional, não é uma questão de tamanho da fazenda e nem uma questão de qual a atividade que está sendo desenvolvida.
É simplesmente uma questão de QUERER. Onde você está hoje importa muito menos do que onde você quer chegar.
Os resultados passados da sua fazenda já foram. Estão no passado. O que você está construindo hoje são os resultados do futuro.
Um grande abraço,