Cartas de Gestão #37

Muito prazer, Maja!
(E o que você quer ser quando crescer?)

11 de dezembro de 2020
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MUITO PRAZER, MAJA!
(E O QUE VOCÊ QUER SER QUANDO CRESCER?)
Hoje, oficialmente, estamos dando mais um passo muito importante em prol da melhoria da gestão no agronegócio brasileiro. Estamos alterando o nome da nossa empresa para Maja Consultoria de Agronegócios.

E ao final deste texto você já poderá acessar um aperitivo da nossa nova linha de negócios. Mas, antes, algumas coisas importantes.

A transparência é um de nossos princípios, que estão muito bem salientados em nosso site - que por sinal ficou bem bacana e você pode dar uma navegada nele por aqui - e sendo assim, acho importante passar um panorama geral da mudança no nome de PATRIA para Maja.

E ao longo do texto, você também poderá fazer ligações com a gestão da sua fazenda. Assim, não fugiremos do propósito dos e-mails de toda sexta-feira.

Divido o texto de hoje em 3 partes para facilitar a contextualização. Na parte 1 falaremos sobre o motivo da mudança de nome e nela teremos algo importante para você pensar sobre a sua fazenda. Na parte 2 falaremos sobre o novo nome e de onde ele surgiu e na parte 3 faremos a apresentação da nova linha de negócio e disponibilizaremos um aperitivo dela. Vamos lá.



PARTE 1 - O motivo para mudança de nome

O que motivou a alteração no nome da empresa não foi algo pessoal. Confesso que, apesar de já estar adaptado e gostando do nome Maja Consultoria, eu acho o nome PATRIA bem bacana.

Mas a questão é que nós só possuíamos a marca PATRIA registrada na classe de serviços educacionais e o que estamos propondo de nova linha de negócio é um serviço que vai lidar com informações econômicas, pesquisas e projetos.

E para esta nova linha de negócio, batizada de Estudos & Análises, não haveria viabilidade para registro da marca PATRIA, pois o fundo Pátria Investimentos já possui os registros de marca nas classes relacionadas a serviços similares ao que iremos propor.

Eis a decisão que foi preciso tomar: seguir com o nome PATRIA e deixar a operação limitada aos serviços educacionais que já estávamos operando e tendo bons resultados (dado os feedbacks que recebemos) ou alterar o nome da empresa para abrir a nova linha de negócio almejada?

Para tomar essa decisão o racional que serviu de baliza foi: o que queremos ser quando crescermos?

O que você, como gestor e proprietário da fazenda, quer ser quando crescer? O que você quer que a fazenda seja quando ela crescer?

A PATRIA, nasceu com um simples e muito claro propósito: melhorar a gestão das fazendas brasileiras.

Esta missão se mantém na Maja, é claro.

Mas será que não há outros meios de atingir este objetivo? Será que deveríamos continuar somente com o negócio educacional e as consultorias? Ou será que não podemos fazer mais do que já fazemos?

É claro que sim. Sempre há espaço para fazer mais.

Portanto, que mudemos o nome então.


PARTE 2 - A origem do nome Maja

Acho que alguns podem estar se perguntando o que é Maja, né?

Antes de falar o que é, vou explicar o caminho percorrido até chegarmos nele.

O que significa a palavra "conhecimento" para você? Pare um pouco e reflita sobre isso.

Esta é uma pergunta crucial nos dias de hoje.

Depois do Google todo mundo passou a saber de tudo. Está tudo acessível aí para você. Digite o que quer saber e bum! Vai aparecer infinitos resultados para a sua pesquisa.

Mas isso é conhecimento?

E também podemos migrar para o mundo das redes sociais.

Se você procurar, você vai encontrar alguma pessoa que vai estar falando de algum determinado assunto. Hoje em dia o que mais se tem por aí são especialistas. E temos especialistas para tudo.

Mas, novamente, isso é conhecimento?

O problema disso tudo não é a intenção em si. Eu realmente acredito que a intenção seja boa. O problema é que se você estiver baseando algum aprendizado seu - e aqui não falo somente sobre gestão de fazendas, mas sobre todas as outras coisas - neste tipo de conteúdo "aleatório" as chances são muito grandes de que você vai estar baseando seu aprendizado em opiniões!

Opinião é conhecimento?

Não. Não é. Por uma mera questão de ordem, não pode ser. Se opinião passar a ser a representação de conhecimento, então podemos fechar todas as universidades, instituições de ensino e escolas. E o pior, podemos jogar fora também todas as leis da física, matemática, química e todas as outras ciências.

Se opinião se tornar a representação de conhecimento, então alguém poderia dizer que somar 2 + 2 resulta em 22 e ninguém poderá contestar essa pessoa. Afinal, é a sua opinião e ela deve ser aceita.

O conhecimento deve ser construído com base em fundamentos científicos. Ou em outras palavras, com base em fatos. E não se contesta FATOS com OPINIÕES.

Você pode até não concordar com algum fato, mas você não deve contestá-lo com sua simples e mera opinião, por mais que a sua opinião seja válida. Neste tipo de situação, o que você deve fazer é colocar a sua opinião e o seu ponto de vista em teste e provar que a sua ideia é válida e o que era considerado como fato antes é inválido.

Exemplo prático: a ciência já demonstrou de diversas formas a força da gravidade. Jogue qualquer coisa para cima e ela vai cair. Mas suponha que você não concorde com isso. Suponha que você ache que isso tudo é balela e que não existe esta tal da gravidade. O que você deveria fazer?

Você deveria testar sua teoria e prová-la. Simples assim. Caso consiga, a sua teoria passa a ser a vigente e a teoria da gravidade cai por terra (perdão pelo trocadilho).

O conhecimento verdadeiro é baseado na ciência e a ciência é feita e organizada nos moldes de que você precisa testar as teorias, comprová-las e colocá-las sob julgamento de alguma banca formada por estudiosos do assunto em questão.

Bom, e o que isso tudo tem a ver com o nome Maja?

A ideia era colocarmos algum nome relacionado ao conhecimento. Pois, no fundo, nós somos uma empresa de conhecimento. Todas as nossas linhas de negócio atuam, de alguma maneira ou de outra, com conhecimento.

Nas consultorias transmitimos conhecimento de uma maneira mais personalizada, no curso de gestão e na série Gestor Rural transmitimos de uma maneira mais formal, organizada e geral. E nos Estudos & Análises iremos transmitir por meio de dados e fatos.

Ao procurar um nome que fosse relacionado ao conhecimento, não pude deixar de analisar algo relacionado ao Einstein. Um dos símbolos da ciência e do conhecimento. E, particularmente, um dos meus ídolos.

E Maja é nome carinhoso pelo qual o Einstein chamava a sua irmã Maria Einstein, segundo a sua biografia escrita pelo também grandioso Walter Isaacson (Einstein: sua vida, seu universo).

Portanto, o nome Maja vem para ser uma representação do conhecimento. Nossa proposta é ser uma casa do conhecimento de gestão para empresas do agronegócio.

Talvez, alguns de vocês já possam ter percebido que até mesmos nas nossas postagens nas redes sociais, fizemos algumas alterações e passamos a colocar algumas referências dos conteúdos.

Todas são referências de caráter científico, que passaram por algum crivo avaliativo e muitas publicadas em periódicos de renome. Ou no caso, colocamos como referência nossos próprios conteúdos que, dentro deles, vão conter todas as referências que basearam o conteúdo.

Isso serve para você ter a segurança de que o conteúdo que você está consumindo não é somente uma mera opinião, mas sim um conhecimento. Algo baseado em fatos, baseado em ciência.

Em resumo, o novo nome é uma tentativa de representar uma fonte de conhecimento que você pode confiar. Algo que você não estará aprendendo somente com base em opiniões, mas sim com conteúdos baseados em fatos.

Isso é um diferencial importante. Pelo menos até onde eu pude pesquisar, você não encontra nenhum conteúdo sobre gestão de fazendas por aí que seja totalmente referenciado como o nosso será.

Isso é um diferencial enorme para o seu aprendizado. Seja bem vindo(a) a esta nova fase.


PARTE 03 - A nova linha de negócio

A nova linha de negócio, chamada de Estudos & Análises, vem para colaborar com algo que, no meu modo de ver, ainda falta no mercado agro.

O que acontece hoje é que se você for bem rico, algum produtor ou empresário muito grande, e precise tomar decisões estratégicas importantes para o seu negócio, você pode contratar serviços de pesquisas para levantar informações importantes sobre a decisão que você precisa tomar e assim poderá se decidir com maior embasamento e, consequentemente, aumentar as chances de ser a decisão mais certa.

Só que esse tipo de serviço ainda é algo restrito. E o que nós queremos é proporcionar o mesmo tipo de serviço com uma qualidade até mesmo superior ao que é encontrado por aí, por um preço muito, mas MUITO mais acessível.

Em suma, se você é produtor rural você é um empresário, certo? Portanto, para todos empresários do agronegócios (produtores, donos de revendas, donos de agroindústrias e todos os demais empresários do setor) que possuírem algum tipo de dúvida sobre alguma decisão importante no seu negócio, você tem a sua disposição os nossos serviços de Estudos & Análises.

Um serviço que irá te auxiliar trazendo as melhores informações, dados e análises com profundidade e rigorosidade para que você tome a melhor decisão.

E em caráter de estreia, estamos colocando na mesa a seguinte condição: o primeiro que contratar nossos serviços de Estudos & Análises, não irá pagar nada. Zero. Vamos fazer todo o trabalho de forma gratuita e você vai receber as melhores análises e suporte para a sua decisão.

E o segundo que nos contratar, iremos fazer a preço de custo. Zero de lucro, zero de margem para a Maja Consultoria.

Portanto, se você tem alguma decisão para tomar no seu negócio agro, passe o olho aqui e entenda como podemos te ajudar e aproveite essa condição especial.

E para ilustrar um pouco deste serviço de Estudos & Análises, estamos liberando hoje o nosso primeiro report, intitulado de A "Ásia dependência" do agro brasileiro.

É claro que ele não representa todo o serviço de Estudos & Análises, mas sim apenas um aperitivo do que pode ser feito para você com a sua demanda específica.

Você pode acessar e baixar o report por aqui.

Hoje estamos dando mais um passo na direção de melhorar a gestão do agro brasileiro.

Um grande abraço,

Autor
Gabriel H. Lima
Eng. agrônomo e fundador da Maja Consultoria