Cartas de Gestão Rural #74

Margem de segurança

17 de setembro de 2021
______
Tem gente que gosta de viver a vida no limite. Tem gente que não gosta de viver a vida no limite, mas mesmo assim vive. E tem gente que trabalha com margem de segurança. Em qual caso você e sua fazenda estão?

Margens de segurança são sempre bem-vindas quando pensamos em qualquer tipo de fazenda. E ela pode ser observada de diversas formas.

Quando você está quebrando a cabeça sobre alguma decisão que precisa tomar na fazenda, é sempre importante você pensar sobre qual a margem de segurança de cada opção.

Quando você está analisando um novo investimento para a propriedade, a mesma coisa é válida. E além disso, você precisa adotar algumas margens de seguranças tanto no seu projeto de investimento quanto nas suas análises de viabilidade.

Ou quando você estiver tocando a fazenda ou auxiliando algum produtor na gestão da propriedade, você também deve sempre se lembrar da margem de segurança.

Gestão de custos? Lembre-se da margem de segurança.

A ideia de sair cortando custos a torto e a direito ou querendo reduzir todos os custos possíveis e imagináveis na fazenda, pode acabar reduzindo a margem de segurança. Estou pensando em escrever sobre isso na semana que vem.


Gestão de lucros? Lembre-se da margem de segurança.

Saber utilizar bem os lucros é o que eu considero como uma das grandes responsabilidades de todo gestor de fazenda. Você pode construir um grande futuro fazendo isso, mas também pode destruir fortunas se fizer algumas sequências de bobagens.


Gestão de pessoas? Lembre-se da margem de segurança.

Contratar um funcionário para a fazenda é só uma das etapas. Primeiro é interessante pensar sobre o que você está procurando (quais são as características que vão pautar a seleção dos candidatos) e depois é preciso realizar um mínimo treinamento e manter bons processos de motivação e incentivos. E o treinamento, simples mas muitas vezes esquecido, é uma grande ferramenta para aumentar a margem de segurança na contratação.


Mas tem duas coisas que nos mostram, efetivamente, a margem de segurança de uma fazenda. São informações claras e diretas sobre isso.

A primeira delas é a margem de lucro, é claro.

A margem de lucro é o quanto a fazenda lucrou em relação ao quanto foi faturado.

Todo final de ano você precisa estar encontrando, pelo menos, as seguintes informações: o Lucro Bruto, o Lucro Operacional e o Lucro Líquido.

Se você não estiver encontrando essas informações, há algo de errado e você precisa agir para corrigir isso. As coisas não vão se corrigir sozinhas.

Cada lucro desse vai representar uma margem de lucro. Quanto maiores, melhor.

Não necessariamente uma margem de lucro pequena vai ser algo ruim.

Inclusive podemos ter casos de fazendas com margens de lucro menores, mas com rentabilidades maiores. Já expliquei sobre isso em outros conteúdos e praticamente todo santo dia eu falo que a rentabilidade é mais importante do que a margem.

Mas o fato é que margem de lucro também é margem de segurança e, portanto, uma margem pequena representa uma margem de segurança pequena (qualquer deslize e você entra na zona de prejuízo).

Eis a questão que fica como tarefa de casa pra você então: qual foi a margem bruta, a margem operacional e a margem líquida da sua fazenda na última safra, no último ano ou como está sendo neste ano?

E a segunda informação sobre margem de segurança - e essa é até mais importante do que a margem de lucro - é o caixa da fazenda.

O tamanho do caixa é a melhor representação da margem de segurança para toda e qualquer fazenda.

Se você não tem caixa ou tem pouco caixa, você não tem margem de segurança ou tem pouca margem de segurança.

Simples, direto e claro.

Segunda questão que fica como tarefa de casa: qual é a atual posição de caixa da fazenda hoje? Ela está baixa, justa ou alta?

Nunca se esqueça da margem de segurança. Uma das grandes falhas é que nós nos lembramos dela somente quando já é tarde demais...

Um grande abraço e ótimo final de semana,
Gabriel

Receba vídeos, textos, aulas e outros materiais sobre gestão de fazendas.