Cartas de Gestão Rural #62

Damas ou xadrez? Como a sua fazenda ganha dinheiro?

25 de junho de 2020
______
Antes de partirmos para o texto da semana, vale informar que agora temos mais um nova forma de contato disponível para você, que é através do nosso WhatsApp.

Você pode nos enviar mensagens com dúvidas, elogios, críticas ou sugestões.

Nos envie uma mensagem por lá nos contando qual a sua principal dificuldade na fazenda hoje em dia, quem sabe não conseguimos te dar uma luz?

E aproveitando esse gancho da luz, eu gostaria de iluminar algo que é muito interessante que você perceba quando estiver fazendo qualquer trabalho na fazenda.

Uma das perguntas que eu mais recebo é: "como começar a fazer gestão da fazenda?"

A resposta mais honesta é que não existe nenhuma dificuldade em começar. O difícil é manter uma gestão bem feita.

Mas, enfim, de toda forma, estou preparando um material sobre "como começar". Aguardem.

Pois bem, a primeira coisa que todos nós precisamos entender é que não existem respostas prontas e, muito menos, definitivas.

Aliás, se existe algo que eu tento evitar ao máximo é, justamente, sobre as crenças pré-concebidas. Achar isso ou achar aquilo para mim não vale nada. Deixe os números mostrarem a realidade.

Só que aqui, neste ponto, já precisamos fazer uma distinção importante. Ao olhar um número ou um conjunto de números, é possível ter várias interpretações.

Duzentos mil reais de lucro no ano pra sua fazenda está bom?

Depende, né? Pode ser um baita lucro ou pode ser uma porcaria.

Existe uma certa profundidade que é necessária e importante de se ter ao fazer a gestão.

Eu não sei se você sabe jogar Xadrez, mas é um jogo muitíssimo interessante. Eu gosto bastante, apesar de já ter vários anos em que não jogo.

Outro jogo de tabuleiro muito famoso é o jogo de Damas. E esse eu acredito que você saiba jogar.

Damas é mais simples. As peças são iguais e os movimentos são iguais. No Xadrez, temos peças diferentes, que se movem de maneiras diferentes e que, dependendo da situação, podem se mover de forma até não usual (como o movimento de Roque, envolvendo a Torre e o Rei).

Porém, você pode jogar Damas no mesmo tabuleiro que joga Xadrez. E vice-versa, é claro.

Um mesmo tabuleiro que serve para jogos completamente diferentes. Cada um com seu nível de profundidade e complexidade.

Isso vale para a gestão da fazenda também.

Você precisa conhecer sobre o seu negócio, conhecer o tabuleiro onde está jogando.

E conhecer o tabuleiro é saber como a sua fazenda ganha dinheiro (que é diferente de como a sua fazenda movimenta dinheiro) e também é sobre conhecer os números da sua fazenda.

Sabendo isso, você poderá partir para o jogo. E aí vamos ter aquele grupo de produtores que ficam no velho sistema "Produz & Vende", sem muito desenvolvimento e sem muita (ou nenhuma) geração de valor e vamos ter outro grupo de produtores que trabalham visando a geração de valor em cima do patrimônio que está investido na propriedade.

Ou seja, da mesma forma, podemos ter o mesmo tabuleiro, mas com dois jogos diferentes.

E como saber a forma como a sua fazenda ganha dinheiro?

A melhor maneira para isso é elaborar um plano de negócios para a sua propriedade.

Não precisa ser nada complexo nem muito elaborado. Um plano de negócio com o modelo Canvas já será bem útil. No Gestão Profissional de Fazendas, utilizamos um adaptado para os negócios rurais.

Mas a ideia é que, através do plano de negócios, você possa visualizar a sua fazenda e entender os principais pontos do seu empreendimento. Fontes de receitas, objetivos, principais recursos, linhas de custos, principais indicadores, principais clientes e fornecedores, etc.

Isso pode parecer algo banal, mas quando feito com cuidado é algo capaz de transformar a sua visão com relação à fazenda.

Você tem um patrimônio financeiro e investiu esse patrimônio na fazenda. O seu plano de negócios deve te dar clareza sobre como a sua fazenda vai funcionar para te entregar rentabilidades ao longo dos anos. Como ela vai gerar valor.

É importante que você conheça e entenda a sua fazenda, mas é igualmente importante que você conheça e entenda sobre o seu NEGÓCIO.

Quer uma dica para esse fim de semana? Pegue os números da sua fazenda. Divida cada receita de acordo com a fonte (soja, milho, @ bovinas, leite, venda de animais, venda de esterco, etc.). Agora analise quanto cada fonte representa do total em termos percentuais.

Ao encontrar os valores, você poderá analisar quanto o seu negócio depende de cada linha de receita. Quanto mais dependente de alguma, mais arriscado nós entendemos que é o seu negócio.

E aí você já tem informação para começar a analisar sua fazenda. Faz sentido essa configuração de receitas que tenho hoje? Alguma dessas fontes de receita poderia ser eliminada? Alguma poderia ser melhorada para que se torne maior? Preciso adicionar mais fontes de receitas para mitigar os riscos?

São perguntas que você pode se fazer para analisar este ponto da fazenda e você pode começar por aí. Mas para começar, é preciso, efetivamente, começar...

Não deixe de nos enviar suas dúvidas ou comentários. É muito importante pra mim, saber o que você tem achado dos nossos conteúdos.

Um grande abraço e um ótimo final de semana,
Gabriel H. Lima

Receba vídeos, textos, aulas e outros materiais sobre gestão de fazendas.