Cartas de Gestão #43

As 4 formas para aumentar os lucros da fazenda

29 de janeiro de 2021
______
Caso ainda não esteja recebendo nossos conteúdos gratuitos por e-mail, basta se cadastrar abaixo e começar a receber tudo em primeira mão!
AS 4 FORMAS PARA AUMENTAR OS LUCROS DA FAZENDA
Todo gestor de fazendas deveria ir dormir pensando em como aumentar os lucros do seu negócio.

Vou correr o risco de soar repetitivo, mas melhor assim, para que jamais nos esqueçamos disso: o que queremos crescer na fazenda são os lucros!

Empresas com lucros crescentes são empresas boas! Se a sua fazenda vem crescendo lucros a cada ano, você está no caminho certo. Não vou nem entrar em detalhes sobre qual taxa esses lucros vêm crescendo. Só de estar crescendo já é bom sinal.

E eis aqui a primeira lição do texto de hoje: você precisa medir o quanto os lucros da sua fazenda estão crescendo ao longo dos anos.

Sem medir não dá para gerenciar nem fazer nada.

Mas, vamos adiantar um pouco a conversa e chegar na boa e velha pergunta: como eu faço para aumentar os lucros da minha fazenda?

Essa é uma pergunta que vale ouro!

Porém, a resposta é muito simples (não confunda simples com fácil).

Só existem 4 maneiras de se aumentar os lucros de uma empresa. Você pode:


1 - Aumentar o número de vendas (no nosso caso, a produção);
2 - Aumentar o preço de venda;
3 - Reduzir os custos fixos;
4 - Reduzir os custos variáveis;


É simplesmente isso. Porém, não é tão fácil quanto parece.

Na verdade, se você não olhar com atenção, você vai perder a grande sacada deste texto de hoje.

Isso que foi dito até agora, não passa do óbvio. Todo mundo sabe que é possível aumentar os lucros por meio do que foi dito.

O diferencial é saber identificar qual a melhor estratégia para o momento. Qual a alternativa que irá ser mais certeira, que terá maiores chances de dar certo.

É aí que está a dificuldade.

Veja bem, a segunda alternativa (Aumentar o preço de venda) é uma forma um pouco distante da nossa realidade em fazendas. Não temos poder sobre o preço e não temos como determinar o preço que vamos vender nossos produtos.

Portanto, esta é uma forma que eu até mesmo deixo de lado. Apesar de que é possível aumentar o preço sim. Geralmente será só um aumento marginal, mas dá pra pensar nisso sim.

Mas vamos focar nas outras 3 alternativas. Qual delas é melhor?

Não há como responder sem conhecer os números da fazenda. Você precisa analisar o que os números estão te mostrando para tomar uma decisão.

Caso contrário, não passa de um achismo e uma tomada de decisão aleatória.

Aumentar a produção pode ser a melhor alternativa. Geralmente, acaba sendo a estratégia mais utilizada. Mas dependendo da situação, pode ser um tiro que sai pela culatra.

Reduzir custos fixos também pode ser interessante, mas se passar da conta, o custo marginal pode acabar aumentando sobremaneira de modo que a relação econômica da fazenda fique prejudicada.

E reduzir os custos variáveis idem. Pode ser interessante, mas se a fazenda acabar "trocando" demais custo variável por custo fixo, a alavancagem operacional do negócio acaba sendo afetada.

O que eu quero te dizer com isso tudo é que nunca há respostas fáceis. Por mais simples que possa parecer, se você não possuir os números (os números certos!) para analisar e tomar suas decisões, dificilmente você irá desenvolver o seu negócio rural.

Lembre-se do que falamos no início, temos sempre que procurar crescer os lucros. Mas a maneira que vamos adotar para tentar atingir esse objetivo importa muito também.

Para finalizar, digo que com apenas 3 informações você já poderia começar a analisar de uma maneira interessante a fazenda, para se decidir qual a melhor forma de aumentar os lucros. São elas: produtividade; percentual dos custos fixos nos custos totais; e percentual dos custos variáveis nos custos totais.

Com esses 3 dados, você já pode ter uma claridade maior sobre qual direção seguir.

Você já tem essas 3 informações em mãos?

Autor
Gabriel H. Lima
Eng. agrônomo e fundador da Maja Consultoria

Imagem