Cartas de Gestão #34

6 ensinamentos de extremo valor

20 de novembro de 2020
______
Este texto foi, originalmente, enviado no e-mail de nossos leitores na newsletter Cartas de Gestão, que enviamos semanalmente com textos e conteúdos sobre gestão de fazendas.

Para receber em primeira mão os próximos textos e demais conteúdos sobre gestão rural, cadastre seu e-mail abaixo.
6 ENSINAMENTOS DE EXTREMO VALOR
Esta talvez seja a edição das Cartas de Gestão mais significativa até o momento. Se não for a de maior relevância, com certeza está entre as primeiras.

E, claro, o mérito por isso não é meu. Mas sim de um dos maiores nomes na área de gestão do Brasil (e talvez do mundo): Marcel Telles. Um dos maiores empresários brasileiros, sócio de Jorge Paulo Lemann e Beto Sucupira em um dos maiores impérios empresariais do mundo, donos de marcas como Ambev e Heinz.

No YouTube, há um vídeo de somente 6 minutos de duração, com um discurso do Marcel Telles durante a formação de uma turma da FGV (Fundação Getúlio Vargas) que é simplesmente espetacular e resume boa parte do que tenho como crenças para levarmos ao longo dos nossos trabalhos em gestão de fazendas.

Você pode conferir o vídeo na íntegra por aqui . E abaixo eu trago os 6 ensinamentos dele e vou ousar fazer alguns breves comentários relacionando cada ensinamento com um foco na gestão de fazendas.


#01 - O óbvio não existe: a única coisa que deveria ser óbvia é que não existe nada óbvio! Já escrevi algo nesse sentido em edições passadas. Quanto mais você estiver confiante ou com certeza de alguma coisa, mais cautela você deve ter. Não existem respostas prontas quando pensamos em administrar uma fazenda, cada situação acaba sendo uma história diferente e é exatamente por isso que o diferencial está em você saber pensar e raciocinar cada situação e não utilizar alguma espécie de "fórmula pronta".


#02 - As coisas dão errado: esse ensinamento já deveria estar grudado na cabeça de qualquer ser humano adulto. As coisas, simplesmente, dão errado! E dão errado mesmo sem ter motivo para dar errado, sem que haja, necessariamente, uma explicação para isso. Na gestão de fazendas, esse ensinamento é muito importante para fazermos gestão de riscos e ele se comunica com o primeiro ensinamento. Por mais que algo pareça óbvio, ela pode dar errado (e na verdade em algum momento vai dar, por uma mera questão de probabilidades).


#03 - Tudo tem que ter um dono: entenda esse ensinamento como tudo tem que ter um responsável. Foi nesse sentido que o Marcel apresentou. Isso significa que todo trabalho precisa ter um responsável. Essa responsabilização ajuda até mesmo a melhorar o desempenho, pois a pessoa que foi designada para tal tarefa se sente, realmente, responsável pelos resultados. Isso é importante para nós, pois cada trabalhador da fazenda precisa ter muita clareza sobre suas responsabilidades e você como gestor também precisa ter clareza sobre as suas!


#04 - Reputação é o ativo mais importante de uma pessoa ou empresa: esse ensinamento eu acredito que é algo mais claro e até mesmo já difundido no meio rural. Boa parte das pessoas no nosso meio já sabe da importância disso. Seja em uma negociação ou seja nas questões cotidianas mesmo. A sua reputação ou a reputação da sua fazenda importam muito!



#05 - Quem pensa grande faz grande: confesso que nesse momento do vídeo de discurso do Marcel Telles eu tive vontade de dar um abraço nele. Destaco o trecho na íntegra que você pode conferir no minuto 04:48 do vídeo: "dá o mesmo trabalho tocar o supermercado do bairro ou a General Motors. Não se enganem. É igualzinho." Isso está 100% em linha com o que prego de trabalho na gestão das fazendas. Inclusive também já escrevi sobre isso em edição anterior. O nosso curso (Gestão Profissional de Fazendas) não tem esse nome atoa, independente do tamanho da fazenda, você pode (na verdade, você deve!) adotar uma gestão profissional do seu negócio. Quanto mais cedo você compreender isso, mais cedo você passará a ter resultados superiores. Não é porque você tem uma fazenda pequena ou se sente um pequeno produtor que você precisa ter uma gestão amadora ou não ter gestão. Pelo contrário! Se você tem uma pequena propriedade é até mais fácil conduzir uma gestão profissional e colher os resultados.


#06 - Não pare de investir em si mesmo: este também é outro ensinamento que está totalmente alinhado com nossos trabalhos. O conhecimento é a única riqueza que é garantida e que vamos levar para o resto de nossas vidas e que tem o potencial de render frutos extraordinários. O aprendizado deve ser uma tarefa diária de todos nós. Seja na gestão de fazendas, seja em qualquer outro ramo da vida. Importante - no mundo atual - é escolher suas fontes. Não confunda opinião com conhecimento técnico. Opinião todos nós temos o direito de ter, mas embasamento técnico e científico é o que pode gerar os verdadeiros conhecimentos.

Um forte abraço,

Autor
Gabriel H. Lima
Eng. agrônomo e fundador da Maja Consultoria

Imagem